Como emplacar seu videoclipe

juptaclipe
Making Of do video clipe de Helena (banda Jupta)

Graças ao crescimento dos serviços de streaming, muitos artistas independentes acabam se esquecendo de alguns importantes meios “tradicionais” de divulgação de sua música. O acesso a serviços como o Spotify e até mesmo à internet banda larga ainda está longe de cobrir a maior parte do território nacional.

Rádios, TVs e até mesmo as mídias piratas (como pen drives vendidos em feiras livres) ainda são um importante motor de divulgação de novas músicas.

Os vídeoclipes seguem firmes na tv à cabo.  Atualmente, quatro canais mantem as portas abertas para novos lançamentos. Se o trabalho tiver qualidade, a inclusão da música na programação é garantida.

A União brasileira de compositores publicou um guia para emplacar seu vídeo nestes canais, inclusive com os contatos em e-email dos curadores. Excelente oportunidade para aproveitar este importante meio de amplificação da sua música de trabalho.

“Na TV, você vai alcançar lugares e pessoas que não possuem internet. E, por incrível que pareça, ainda é grande o número no Brasil. Vai estar dentro de uma programação que seleciona artistas de todos os gêneros e importância, seu clipe pode ser exibido entre um clipe do Caetano e outro da Luedji Luna. E ainda tem a possibilidade de você ser escolhido para entrevistas, prêmios e programas produzidos por esses canais”, enumera Cris Perez, divulgadora e empresária que já conseguiu emplacar em diversos canais clipes de seus clientes, entre eles o cantor e compositor Pedro Mann. “Acredito que o rádio é o que torna uma música um sucesso. A TV amplifica o que já está acontecendo no rádio. A imprensa qualifica o trabalho do artista. E a internet é mais uma nova forma de atingir os consumidores de música. O equilíbrio entre todas as mídias e a manutenção de um passo firme e constante de lançamentos é o que vai levar o artista a ter a resposta tão sonhada, que é uma turnê de shows lotados”, ela ensina.

Para ter acesso ao artigo completo da UBC, basta clicar aqui:

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s