Barcelona aprova lei que incentiva e regulamenta pequenas casas de show

Resultado de imagem para heliogabal de gracia
A tradicional Heliogabal de Gracia estava quase fechando as portas e serviu de referência para a criação da lei

 

A prefeitura de Barcelona aprovou esta semana uma legislação diferenciada para pequenas casas de shows, com capacidade inferior a 150 pessoas.

Até então este tipo de bar viva em um limbo jurídico muito comum ao que acontece na maioria das cidades brasileiras. As exigências do governo são as mesmas de grandes casas de shows, o que obviamente inviabiliza qualquer licença que não seja a de “bar e lanchonete”.

E a própria licença de bar dá margem a ações punitivas  bastante discutíveis, pendendo sempre para o fechamento da casa ou a interrupção das apresentações.

A decisão, comemorada em Barcelona, cria as “Casas de Cultura en Vivo” e vai salvar lugares como a tradicional Heliogábal de Grácia.

A definição estabelecida pela Prefeitura de Barcelona é que os espaços de Cultura Viva incluem locais de pequeno formato, de proximidade,  que mantem uma programação cultural estável vinculada à música, às artes cênicas ou a qualquer manifestação  vinculada à arte contemporânea e à cultura popular, e que tem um papel de articulação social em sua área, entendendo a diversidade como um elemento fundamental.

A lotação máxima da área de apresentação deve ser de 150 pessoas, e as casas são obrigadas a programar pelo menos 40 atividades por ano com artistas da cidade. As licenças ainda se dividem em três tipos: música amplificada, semi amplificada ou acústica.

Queremos esta forma de pensar no Brasil!!! E logo.

*fonte de referência deste artigo: El Pais

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s