Natal 55: Artistas que você NÃO pode deixar de conhecer!

Pessoas de todo o mundo compartilham sua existência, alegria, tristeza e história através de composições.  Com maior ou menor intensidade, artistas se tornam imortais com obras perfeitas.

E para todos, independentes ou não, seres humanos em geral, apreciar e compreender grandes sons é fundamental. Somos uma mistura do que ouvimos.

A Agência 55, como num especial de fim de ano, convidou aficionados a responder uma pergunta: cite 3 artistas de qualquer tempo e lugar que você todos os fãs de música deveriam conhecer. Eis nosso compilado de respostas!

Faltou gente? Claro!! Coloque sua lista em nosso post do Facebook!

PS: Beatles e Stones não contam!

texto: @jota.wagner

escolhas enviadas por Toshiro , Gabriel Thomaz, Jota Wagner, Érika Martins, Claudia Assef, Pena Schimidt, Marcos Morcerf e Xto.

Image result for polyrock

Polyrock:  banda post-punk formada em Nova Iorque em 1978 e ativa até metade da década de 80. Com influências minimalistas, a banda chegou a ser produzida por Philip Glass.

Image result for jupiter maça

Júpiter Maçã: Flávio Basso, também conhecido como Júpiter Maçã ou Jupiter Apple é referência fundamental do rock gaúcho. Foi fundador das bandas TNT com o amigo de infância Charles Master e Os Cascavelletes, que influenciaram toda uma nova geração de bandas gaúchas dos anos 90 em diante. Em carreira solo, foi reconhecido com um dos ícones da psicodelia brasileira,  ao trazer um novo grau de experimentalismo ao rock nacional, com o disco “A Sétima Efervescência”, eleito pela revista Rolling Stone Brasil um dos “100 maiores discos da música brasileira, e o maior disco da história do rock do Sul”.

Image result for Laura Wrona

Laura Wrona: Cantora brasileira formada em programação visual, com estudos nas áreas de fotografia e artes plásticas, Laura sempre esteve ligada à música. Integrou diversos projetos musicais em paralelo à formação em canto popular, que cursou entre 2005 e 2007 na Universidade Livre de Música (atual EMESP).

Image result for edgar novissimo

Edgar: Nascido em São Paulo com o nome Edgar Pereira da Silva, o rapper vem chamando atenção pela inovação nos arranjos e letras. Participou de diversos festivais importantes este ano e é conhecido com o nome artístico de Novíssimo Edgar.

Image result for boogarins

Boogarins: banda brasileira de rock psicodélico e Neopsicodelia formada no ano de 2012, em Goiânia, por Fernando “Dinho” Almeida (vocais e guitarra rítmica) e Benke Ferraz (guitarra solo). Para completar o quarteto, depois entraram Hans Castro (bateria) e Raphael Vaz (contrabaixo). Em 2014, Ynaiã Benthroldo entrou no lugar de Hans. A banda já apresentou em diversos festivais de música de todo o mundo, como o Rock in Rio Lisboa, Primavera Sound, Porão do Rock, Coquetel molotov, Coachella Valley Music and Arts Festival, Lollapalooza e South by Southwest.

Image result for vulfpeck

Vulfpeck: Vulfpeck é uma banda americana de funk fundada em 2011. A banda já lançou 4 EPs, cinco albuns e um “silent album” no Spotify chamado Sleepify!! Seu mais recente trabalho , Ao Vivo No Madison Square Garden, foi lançando agora em dezembro.

Image result for black midi

Black Midi: Black Midi é uma banda londrina de rock (bastante) ativa desde 2.017.  O grupo é formado por  Geordie Greep, Matt Kwasniewski-Kelvin, Cameron Picton e Morgan Simpson. Su nome é inspirado no gênero musical japones Black MIDI e seu primeiro album, Schlagenheim foi lançado este ano, em junho.

Image result for Luiz Melodia

Luiz Melodia:  filho do sambista Oswaldo Melodia, de quem herdou o nome artístico, Luiz Melodia, cresceu no Estácio, inspiração para várias de suas músicas. É famoso pela sua elegância e estilo que aplicou ao samba.

Image result for otis redding

Otis Redding: é considerado um dos grandes cantores da história da música popular americana, além de peça chave da soul music e do rhythm and blues.  Cantor, compositor, produtor musical, arranjador e também grande descobridor de talentos.

Image result for david bowie

Bowie: o inglês David Robert Jones, conhecido mundialmente como David Bowie, é uma das mais importantes figuras da história da música, considerado um dos mais influentes músicos do século 20, aclamado por críticos e colegas, principalmente pelo seu trabalho revolucionário durante a década de 70.

Image result for kraftwerk

Kraftwerk: Banda alemã formada em Düsseldorf em 1.970 por Ralf Hütter eFlorian Schneider. Largamente considerada como inovadores e pioneiras da música eletrônica, chegam ser considerados por parte da imprensa musical como “mais influentes para a música pop que os Beatles”.

Image result for sister rosetta tharpe

Sister Rosetta Tharpe: Eximia guitarrista e considerada (ainda que tardiamente) a inventora do rock´n´roll, a norte americana Sister Rosetta Tharpe tambem foi cantora, compositora e produtora musical. Alcançou o auge de sua popularidade nas década de 30 e 40 com seus discos gospel notáveis pela uma mistura única de spiritual com um acompanhamento rítmico que foi precursor ao rock´n´roll.

Image result for pink floyd

Pink Floyd: banda inglesa formada em Londres em 1.965. Inicialmente rotulada como uma banda de rock psicodélico, ficaram famosos por suas experimentações sonoras, longas composições, influências filosóficas nas letras e turnês bastante elaboradas, tornaram-se uma referência do rock progressivo.

Image result for Devo

Devo: Seminal banda de punk rock de Akron, Ohio (EUA) formada em 1.973. A formação clássica consistia em dois pares de irmãos, os Mothersbaughs e os Casales, junto com Alan Myers. Famosa mundialmente por sua inovação musical e visual inspirado nos filmes de ficção científica, Devo é considerada uma banda que influencia até hoje.

Image result for The Clash

The Clash: banda inglesa formada em Londres em 1.976, considerada peça chave na cena original de punk rock inglês. Eles também contribuíram muito para a onda seguinte do post punk e new wave que emergiu logo depois, e adicionaram à sua música uma variedade de misturas como o reggae, dub, funk, ska e o o rockabilly.

Image result for el mato a un policia motorizado

Él Mató a un Policía Motorizado: também conhecida como EMAUPM ou Él Mato, é uma banda de indie rock argentina formada em La Plata em 2003, por Santiago “Motorizado”, Willy “Doctora Muerte”, Manuel “Pantro Puto”, Gustavo “Niño Elefante” e Chatrán Chatrán.

Image result for shonen knife

Shonen Knife: banda de punk rock formada em Osaka em 1.981. Altamente influenciada pelas girl groups dos anos 60, Bubble Gum, Beach Boys e, claro o punk rock 77 dos Ramones. A banda é reconhecida por uma variedade de sons simples, mas com letras bem pouco convencionais cantadas em inglês e japonês.

Image result for otoboke beaver

Otoboke Beaver: outra banda de punk rock feminino do Japão, porém bem mais crú que e rápido que as colegas do Shonen Knife. A banda é de Kioto e o nome é inspirado em um hotel de viração de Osaka, perto de onde uma das meninas estudaram.

Image result for b-52 band

The B-52s: banda americana de new wave formada em Atherns, Georgia, em 1.976. A formação original contava com Fred Schneider, Kate Pierson, Cindy Wilson, Ricky Wilson e Keith Strickland. Com a morte de Ricky em 1.985, Strickland assumiu a bateria no novo quarteto. Famosa por uma infinidade de faixas para se “tocar na festa”, B-52s influenciou um sem número de bandas até os dias atuais.

Image result for the sonics

The Sonics: banda americana da primeira geração do garage rock de Tacoma, Whashington, formada em 1.960. Seu som agressivo e viceral foi uma grande influência no surgimento do punk e da música de garagem mundo afora, citados como inpiração por artistas que vão desde Nirvana a Bruce Springsteen e The Fall.

Image result for devendra banhart

Devendra Banhart:  Cantor, compositor e artista plástico, Devendra Banhart nasceu em Houston, foi criado por sua mãe na Venezuela até que se mudou para a California na adolescência. Seu indie rock, porem, manteve influências latinas e experimentais.

Image result for the cramps

The Cramps: banda americana de punk / rockabilly formada em 1.976 e ativa até 2.009. Conhecidos pela indumentária BDSM, performances incendiárias e a figura magnética do casal Poison Ivy e Lux Interior, o Cramps é uma das bandas mais cultuadas no mundo todo.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s