Planejamento é tudo!

Image result for band meeting

Colocar no papel onde você quer chegar, o que você precisa fazer para conseguir, quanto tempo vai levar e quanto dinheiro vai custar não é uma tarefa exclusiva de empresas. Ela é tão importante quanto para sua vida pessoal, para qualquer projeto de vida e também para sua carreira artística.

Algumas coisas na vida são possíveis simplesmente deixando as coisas correrem ao sabor dos ventos.  Tocar um projeto musical, definitivamente, não é uma dessas coisas.

Não ter um planejamento, no mínimo anual, faz com que você jogue rios de dinheiro e muito, muito tempo da sua vida no lixo.  Se você tem uma banda, isso piora a níveis exponenciais. Faz com que cada integrante tenha uma expectativa diferente, que certamente vai ser frustrada, gerando desmotivação, quebrando o relacionamento entre os membros e fatalmente resultando em gente pulando fora do barco.

Ao contrário do que se imagina, não é preciso colocar um terno, alugar uma sala de reuniões num coworking (ou emprestar na empresa do pai), nem usar termos do mundo dos negócios para se fazer um bom planejamento. Música não é produto. Isso significa que os resultados não são matemáticos. Tendo isso em mente, você pode juntar sua equipe na sala de alguém, abrir umas brejas, pegar um caderno e anotar tudo.

O importante é que, ao final da conversa, todos estejam cientes e perfeitamente de acordo com o lugar onde a banda quer chegar e as ações que serão tomadas para se tentar chegar lá. Importante também saber quanto isso vai custar e quanto tempo vai levar.

Quando se trata de uma banda, as decisões devem ser unânimes. E todos devem ser sinceros. Nada pior do que um integrante do projeto atrasando todo o rolê porque não teve coragem de colocar suas cartas na mesa.

Seja qual for a fase atual do seu projeto artístico, não deixe de lado o planejamento. No final do espaço-tempo determinado, analise junto com a turma o que deu certo e o que deu errado. Você vai pegar gosto por esta parte do trabalho e jamais irá abandoná-la.

Vai na nossa.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s