Uma petição pública aberta no site especializado Avaaz.org pede ao governo isenção das contas de consumo por dois meses para músicos, produtores e demais profissionais da área (como técnicos de som, roadies e tantas outras posições nesta indústria) que tiveram suas agendas de trabalho completamente canceladas devido à recomendação das autoridades de saúde para evitar aglomerações.
Os cancelamentos dos eventos realizada por determinação governamental foi prontamente acatada por produtores de todo o país e abrange desde pequenos shows locais até grandes festivais.
O problema é que até agora nenhuma ação de contra partida para estes cancelamentos foi proposta pelo governo, deixando até o momento toda o setor completamente desamparado. É sabido que a industria cultural é massivamente formada de profissionais autônomos e freelancers. Os cancelamentos tratam-se de uma interrupção abrupta em seus meios de sustento.
Além do pessoal da música, nenhuma outra categoria formada majoritariamente por trabalhadores autônomos ou informais teve sinalização do governo relativos a algum programa de ajuda neste sentido, ao contrário dos setores aéreo, bancário e empresarial.
Em poucas horas a campanha já reunião mais de 44 mil assinaturas. Para participar também deixando sua assinatura (o Avaaz pede apenas nome e e-mail), clique aqui.