Os serviços de streaming como Spotify, Deezer e tantos outros, revolucionaram a forma com que o público escuta música, facilitando muito o acesso a uma gigantesca biblioteca musical que inclui as discografias completas de inúmeros artistas.
Apesar de ser uma plataforma indispensável para artistas, a grana que chega através destes serviços começa a valer a pena após uma quantidade de tocadas (plays) na casa dos milhões…
Artistas independentes precisam recorrer a outras formas de monetização e muitos tem usado o Bandcamp como alternativa.
Para quem não conhece, no Bandcamp você cria sua conta de artista e vende sua música a um preço que escolher (discos físicos, download de mp3 ou streaming no aplicativo deles), alem de merchandise, pagando uma comissão pelo serviço. O envio dos produtos físicos é de sua responsabilidade.
Muitos artistas tem direcionado sua audiência para seus perfis no Bandcamp. O site permite inclusive que você ofereça a seu público um número limitado de downloads grátis. Você pode também vender sua música no esquema “escolha seu preço”. Há também a possibilidade de se criar uma página de gravadora.
Vale a pena dar uma passeada pelo site e considerar esta ideia. O Bandcamp produz conteúdo como blogs e playlists de seus usuários, com a intenção de potencializar as vendas e manter o usuário imerso em sua comunidade.
Mais uma opção para conseguir recuperar as perdas causadas pelos cancelamentos de shows devido ao surto Covid 19.
Para conhecer o lance todo, clique aqui!
A Agência 55 está atentar para trazer a você novas ideias e ações que permitam que o artista chegue a seu público neste momento.
por Jota Wagner